Quem somos


O INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA DO VALE DO RIBEIRA

IDESC - é uma organização não governamental, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, criada em 15 de março de 2001, com sede em Registro, Vale do Ribeira, região de Mata Atlântica. O IDESC tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisas e projetos para promover a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira, região de Mata Atlântica, visando o desenvolvimento sustentável.

OS OBJETIVOS

Contribuir para promoção da cidadania plena dos moradores do Vale do Ribeira em todos os seus aspectos: sociais, econômicos, educacionais, culturais e históricos;

·         Apoiar o desenvolvimento de programas e projetos que busquem a harmonia entre a conservação dos recursos naturais e o seu aproveitamento econômico em favor das comunidades locais;

·         Prestar assessoria técnica e consultoria na elaboração de programas e projetos a instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, em especial para sindicatos de trabalhadores e associações populares;

·         Realizar cursos, encontros, seminários e outros eventos para formação e capacitação de lideranças comunitárias;

·         Desenvolver projetos de geração de emprego ou renda como ação direta ou através de parcerias com outras entidades comunitárias;

·         Desenvolver projetos de comunicação de massa que contribuam para a educação, formação política e social da população local;

·         Promover ações e projetos para a recuperação e recomposição de matas ciliares e demais áreas de florestas bem como projetos visando a proteção dos recursos hídricos, por ser o Instituto, através dos seus associados, usuário dos recursos hídricos da Bacia do Rio Ribeira de Iguape.

  

RESUMO DA ATUAÇÃO

·         Apoio e suporte às organizações de base de agricultores familiares da região, como associações de pequenos produtores, sindicatos, cooperativas e associações de quilombos.

·         Elaboração e edição da cartilha "Legislação Ambiental para Agricultores", que sintetiza e esclarece as principais dúvidas dos agricultores sobre a legislação ambiental.

·         Realização de palestras sobre legislação ambiental e manejo sustentável com grupos de produtores e lideranças da Comissão Pastoral da Terra de Registro.

·         Participação na articulação das reivindicações da sociedade civil, em virtude da realização do seminário do governo do Estado de São Paulo, no ano de 2003, no município de Registro.

·         Apresentação de propostas para o Projeto de Lei da Mata Atlântica, visando a garantia dos direitos da agricultura familiar e dos posseiros.

·         Apoio à organização e a realização do "Encontro dos Agricultores Familiares do Vale do Ribeira", com o tema "Alimento: Dom de Deus, Direito de Todos", que contou com a participação de 700 agricultores de todos os municípios do Vale do Ribeira.

·         Participação no Seminário Nacional para a Formação de Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local - CONSADs, realizado em 2003, em Brasília.

·         Co-promoção do Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade da Mata Atlântica, realizado em agosto de 2003 em Registro, contando com a presença de 300 participantes e que discutiu diversos temas ligados à agricultura familiar, manejo florestal, ecoturismo e pesca.

·         Participação na mobilização e articulação das eleições dos Comitês Gestores Locais do Programa Fome Zero, com a finalidade de garantir a representatividade necessária para a implantação do cartão do programa nos municípios.

·         Co-organização da Oficina do Desenvolvimento Territorial promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, onde foram definidas as prioridades de investimentos para fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Ribeira, reunindo 40 organizações entre associações, sindicatos, cooperativas, organizações não governamentais e prefeituras municipais.

·         Execução do Projeto "Cinevale em Movimento", nos anos de 2004 e 2005, visando a realização de atividades culturais em diversos municípios do Vale do Ribeira, através de convênio com o Ministério da Cultura. O cinema itinerante apresentou o filme nacional "Os Narradores de Javé", de Eliane Caffé, nos municípios de Itaóca, Eldorado, Cananéia, Registro, Adrianópolis e Guaraqueçaba (Vale do Ribeira-Paraná).

·         Apoio para a construção do Fórum para a elaboração do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado do Vale do Ribeira, através da realização de oficinas de capacitação e planejamento, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

·         Execução do Projeto "Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira e Implantação de Projetos Socioambientais Prioritários", financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente/Ministério do Meio Ambiente, com início em dezembro de 2004 e finalização em dezembro de 2010. O "Projeto Vale do Ribeira Sustentável-AGENDA 21" desencadeou um processo participativo de construção do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável, com base nos princípios da Agenda XXI e envolvendo a sociedade civil o poder público local.

·         Projeto Rede de Tecnologia Social - Incubação de Incubadora de Cooperativas Populares, desenvolvido pela ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da UNICAMP, no período de janeiro de 2006 a outubro de 2007, em parceria com o IDESC. O projeto foi financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia, e consistiu, entre outras metas, na "Incubação de uma Incubadora", ou seja, na apresentação da metodologia de incubação de grupos autogestionários da ITCP/Unicamp e, a partir da realidade do Vale do Ribeira, na construção da metodologia de incubação de empreendimentos populares solidários sob os princípios da Economia Solidária.

·         Operacionalização da implantação do Polo de Biotecnologia do Vale do Ribeira, em parceria com a UNESP através de projeto aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.

·         Execução de Projeto para implantação de Unidade de Conservação no município de Iporanga, através do PDA-Mata Atlântica/Ministério do Meio Ambiente.

·         Execução de Projeto para elaboração do Plano de Manejo do palmito juçara em Terra Indígena Guarani - Ribeirão Silveira, localizada na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião, em parceria com a Associação Comunitária Indígena.

·         Execução de Projeto Jovens ECOnscientes, hoje Projeto Meninos Ecológicos, em parceria com o Instituto Elektro e o Parque Estadual Campina do Encantado, que forma monitores ambientais e promove a prática do protagonismo juvenil.

·         Execução do Projeto: “REDE DE INTEGRAÇÃO PELA VIDA” (RI-VIDA), em convênio com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

·         Execução do Projeto Turismo e Economia Solidária no Vale do Ribeira, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), e financiado pelo Ministério do Turismo.

·         Execução de projetos de restauração florestal, com plantio e manutenção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas de recuperação ambiental.

·         Execução do Projeto de Elaboração do Plano Diretor de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape, com financiamento do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro) e apoio do CBH-RB.

·         Execução do Projeto Articulação Institucional SP/PR para gerenciamento de recursos hídricos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e litoral Sul, financiado pelo Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro).

·         Execução do Projeto “Formando Florestas - Recuperação Florestal Participativa em Unidades de Conservação do Mosaico do Jacupiranga”, financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

·         Execução do Projeto “Mãos e Coração-Sustentabilidade Econômica e Social através da Costura”, que conta com recursos do Fundo Caixa Socioambiental – Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 

REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Ao longo de duas décadas de atuação em Registro e no Vale do Ribeira, o IDESC tem participado de diversos fóruns regionais e conselhos, destacando-se:

·         Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CONDEMA Registro,

·         Conselho deliberativo da RDS do Despraiado

·         Conselho do Parque Estadual de Jacupiranga,

·         Conselho do Parque Estadual Caverna do Diabo,

·         Conselho Gestor da APA-CIP. Cananeia Iguape Peruíbe

·         Conselho Gestor da RESEX - Reserva Extrativista do Mandira, no município de Cananéia.

·         Conselho Municipal de Saúde de Registro

·         Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Registro

·         Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes até 2013

·         Desde 2004, o IDESC integra a Assembleia Geral do CONSAD-Vale do Ribeira.

·         Desde o final de 2006, o IDESC é membro efetivo do Comitê da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB).

·         Membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

·         Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Registro.

·         Membro do Fórum Municipal e Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira.

·         Membro do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro Vale do Ribeira (GERCO/SMA).

·         Vice Presidência do Comitê de Bacias do Rio Ribeira de Iguape


 

OS PROJETOS DO IDESC

·         Oficinas De Desenvolvimento Territorial / SDT (2003/2004)

·         Cinevale em Movimento I / MINISTÉRIO DA CULTURA (2003/2004)

·         Cinevale em Movimento II / MINISTÉRIO DA CULTURA (2005)

·         Polo de Biotecnologia da Mata Atlântica/FUNEP (2006-2007)

·         “Incubação de Incubadora de Cooperativas Populares”/parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UNICAMP (2006-2008)

·         Implantação de Plano para o Manejo e a Conservação do palmito juçara (Euterpe edulis) na Aldeia Indígena de Boracéia-Litoral Norte SP/ Associação Indígenas de Ribeirão Silveira (2007)

·         Estudos e Planejamento Participativo para Criação de Unidade de Conservação Municipal de Preservação de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica com mais de 30 cavernas e de Desenvolvimento numa área de 5.300 hectares no município de Iporanga – SP/ PDA/MA (2008)

·         Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira e Implantação de Projetos socioambientais Prioritários- Agenda 21 Vale do Ribeira / Fundo Nacional do Meio Ambiente/Min. Do Meio Ambiente (2004-2009)

·         Projeto Jovens Econscientes -Meninos Ecológicos/Instituto ELEKTRO (2008-2015)

·         Plano Diretor de Educação Ambiental / Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul-FEHIDRO (2009-2011)

·         Projeto Turismo e Economia Solidária no Vale do Ribeira/co-execução com UNICAMP (2009)

·         RI-VIDA - Rede de Integração Pela Vida / Secretaria de Estado da Saúde-Coordenadoria de Controle de Doenças/Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (2009-2010)

·         Projeto “Mãos e Coração-Sustentabilidade Econômica e Social através da Costura/ Fundo Caixa Socioambiental – Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio –ODM (2012-2014) 

·         RI-VIDA II-Rede de Integração Pela Vida / Secretaria de Estado da Saúde-Coordenadoria de Controle de Doenças/Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (2012-2014)

·         Estrada da Vida / Secretaria de Estado da Saúde-Coordenadoria de Controle de Doenças/Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (2012-2014)

·         Projeto “Formando Florestas - Recuperação Florestal Participativa em Unidades de Conservação do Mosaico do Jacupiranga” / Fundo Brasileiro para a Biodiversidade -FUNBIO (2012-2015)

·         Projeto “Novo Velho Jeans” / Instituto Lojas Renner (2015-2016)

·         Cursinho Popular de Registro – 2018 e 2019

·         Projeto Estrada de Vida II – Fundo Positivo (2019)

·         Projeto de Solidariedade, Segurança Alimentar e combate à fome



Saiba mais sobre nossos projetos no link “Conheça Nossa História”

Nenhum comentário:

Postar um comentário